Casa Santa Luzia celebra aniversário de São Paulo

Doces icônicos homenageiam os principais momentos históricos da cidade considerada a capital da gastronomia do país

Casa Santa Luzia celebra aniversário de São Paulo com sobremesas que contam a história da cidade.

São Paulo completa 467 anos no dia 25 de janeiro de 2021. A história da cidade multicultural se mistura com a de tantos imigrantes e lugares tradicionais que mantêm suas lembranças vivas. A Casa Santa Luzia, famosa entre os paulistanos, é um desses locais. A decoração da loja com vitrais coloridos que formam imagens dos principais pontos turísticos de São Paulo, como a Catedral da Sé, Edifício Copan e Estação da Luz, já vale a visita.
A história da Casa cruza com a da cidade desde 1926, no primeiro endereço do estabelecimento em um dos pontos mais clássicos da metrópole: a esquina das ruas Augusta com Oscar Freire. O bairro dos Jardins ainda começava a despontar quando o português Daniel Lopes abriu sua casa de comércio com o propósito de oferecer produtos variados das mais diferentes nacionalidades. A loja cresceu, em 1981 ganhou novo endereço onde permanece até hoje, na Alameda Lorena, e se transformou em um polo de compras gastronômico que sintetiza a mistura de culturas e tradições que a cidade representa.
PERFIL 80 ANOS, CASA SANTA LUZIA – 2006

Ao longo dos anos, a gastronomia paulistana foi recebendo várias influências nacionais e internacionais que reforçaram a diversidade de sua identidade. São Paulo, a mais cosmopolita das cidades brasileiras revela na confeitaria sua capacidade de absorver as mais variadas referências culinárias.

Para comemorar o 467º aniversário da cidade, a Casa Santa Luzia criou uma lista de doces tradicionais que relembram as transformações da cidade e ajudam a contar sua história com uma linha do tempo:

• Período colonial: herança indígenas e fluxos migratórios. A influência portuguesa é muito marcante com técnicas portuguesas adaptadas aos ingredientes regionais.
Doces sugeridos para lembrar o período: Pudim de leite, Manjar branco com calda de ameixa ou banana, Doces de compota e Bolos Simples (de fubá e de milho).
• Final do séc XIX / início séc XX: período de imigração. Dos 4,8 milhões de imigrantes que vieram para o Brasil entre 1820 e 1949, pouco mais da metade, 2,5 milhões, entraram no estado de São Paulo e muitos tiveram como destino à capital. Doces sugeridos para lembrar o período: Italianos (Pastiera di Grano e Crostata de Damasco), Portugueses (Pastel de Belém e Pastel de Santa Clara), Alemães (Strudel de maçã) e Franceses (Cannelé e Tarte tatin).
• Décadas de 30, 40 e 50: a cidade crescia pelo movimento de expansão do setor industrial. As correntes migratórias respondiam por grande parte do crescimento demográfico e eram geradas especialmente na região Nordeste.
Heloísa Nabuco de Oliveira, membro de uma tradicional família carioca que apoiava a candidatura do Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato da UDN à Presidência 1946, criou um doce com leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate, e o denominou com a patente do candidato. A guloseima ganhou popularidade e se espalhou pelo resto do país. Doces sugeridos para lembrar o período: Pudim de tapioca, Cocada cremosa e Brigadeiro.
• Décadas de 60, 70 e 80: dos “anos dourados” até a década da música eletrônica.
O período é marcado por grandes mudanças e modernizações culturais, arquitetônicas e hábitos de vida e lazer.
Doces sugeridos para lembrar o período: Paçoca Amor (criada na década de 60), Bolo Floresta Negra, Pavê paulista e Mosaico de gelatina.
• Virada do milênio: a partir da década de 90 o mundo passa a “imitar” o modelo norte americano em seu desenvolvimento industrial e modernização. Outra tendência do período foi a revisão de doces clássicos com a introdução de novos sabores, como por exemplo, os brigadeiros e pudins. A confeitaria absorveu influências de outros países, como a banoffee, doce criado na década de 70 na Inglaterra, e que virou moda na cidade em 2019.
Doces sugeridos para lembrar o período: Cheesecake, Brownie, Cupcakes, Naked Cakes, Banoffee, Pudim de sabores diversos, Brigadeiros de sabores diversos.
Vários dos doces sugeridos estão disponíveis na loja. Para celebrar o aniversário da cidade este ano, a Casa preparou exclusivamente para a data opções como o Pavê Paulista e o Manjar Branco com Calda de Ameixa.
Na confeitaria também estão disponíveis receitas exclusivas de Brownie, Cheesecake, Pastiera di Grano, Strudel de maçã e Tarte tatin. A Casa Santa Luzia conta com mais de 32 mil itens em seu catálogo com mix de produtos nacionais, importados e diversos itens exclusivos distribuídos nos mais 2000 m².
Alameda Lorena, 1471 – São Paulo. Telefone: 3897-5000.
Sandra Fiore

Jornalista especializada em turismo, segmentos de informação e comunicação

Recent Posts

Marta Rossi, por trás do sucesso do Festuris

Marta Rossi, a mulher por trás do sucesso do Festuris acaba de ser premiada por…

18 horas ago

Universal Epic Universe

Um Novo Mundo de Emoções te Espera! Prepare-se para uma jornada épica! O tão aguardado…

21 horas ago

UNIVERSAL ORLANDO RESORT ANUNCIA AMPLIAÇÃO DA PRINCIPAL LOJA NO UNIVERSAL CITYWALK

Loja contará com produtos inspirados em todas as três áreas do The Wizarding World of…

1 mês ago

Hard Rock quer expandir no Brasil

São vários os investimentos que o Hard Rock pretende fazer aqui no Brasil. Hard Rock…

1 mês ago

Descubra o Panamá

O Panamá é um destino surpreendente que vai muito além do famoso Canal do Panamá…

1 mês ago

Temporada da Broadway Week em Nova York

Broadway Week é um dos eventos mais aguardados pelos amantes de teatro e musicais Temporada…

2 meses ago

This website uses cookies.