Onde ver peixes-boi na Flórida
Onde ver peixes-boi na Flórida

Você pode ver peixes-boi durante todo o ano nos oceanos, em alguns zoológicos, aquários ou parques temáticos, mas vê-los na natureza, é sempre um prazer. 

Onde ver peixes-boi na Flórida na alta temporada durante os meses de novembro até abril, quando o clima fica mais frio, e esses mamíferos gentis se reúnem em águas mais quentes no Estado do Sol. 

Os manatees, sejam migrantes ou residentes, fazem da Flórida o local perfeito para quem quiser se aproximar desses gigantes simpáticos.
Descubra os principais lugares para apreciar os peixes-boi.

Onde ver peixes-boi na Flórida
ThreeSistersBoarwalk

Crystal River

Muitas vezes chamada de Capital Mundial dos Peixes-boi, Crystal River é a primeira — e ótima — opção para aqueles que desejam ver esses mamíferos de perto. Localizada 90 minutos ao norte de Tampa, na costa oeste da Flórida, trata-se de um dos poucos lugares no mundo onde é possível nadar com peixes-boi. As nascentes têm cerca de 22 graus Celsius, uma temperatura ideal para esses mamíferos e um benefício a mais para os turistas, que podem observá-los em águas cristalinas. 

Em Crystal River, você pode embarcar em um tour e nadar pelas nascentes, mas apenas após ser instruído sobre o que é permitido e o que é proibido fazer ao interagir com esses animais. Apesar de peixes-boi serem bem curiosos por natureza e frequentemente se aproximarem das pessoas, muitas leis os protegem, e os visitantes devem sempre praticar a observação passiva. Aprender as regras e seguir as dicas na hora do encontro com peixes-boi garante que você tenha a melhor e mais gratificante experiência, lembrando que sempre devemos respeitar o habitat natural dos animais.

Three Sisters Springs é um dos lugares mais famosos de Crystal River, já que no inverno os peixes-boi aparecem de maneira numerosa nessas nascentes. O passeio pode ser feito de caiaque ou de barco, mas é preciso manter distância dos animais. Perto dali está Homosassa Springs, um pouco menos conhecida, mas oferece várias opções de tours, incluindo Blue Heaven River Tours, que também permite chegar perto dos mamíferos.

Blue Spring State Park, Orange City
Localizada ao norte de Orlando, em Orange City, Blue Spring State Park é um refúgio de peixes-boi e um local ideal para admirá-los. A principal área para observação tem a nascente cristalina de um lado e o Rio St. John’s do outro. Exposições ao longo do calçadão oferecem história e informações sobre a vida selvagem (especialmente dos peixes-boi) e as maravilhas ecológicas da região.

Manatee Viewing Center, Tampa Electric

A cerca de 90 minutos de carro de Orlando, esse santuário de peixes-boi é o habitat de um grande número de indivíduos da espécie na Flórida, que retornam anualmente para as águas quentes da Big Bend Power Station. Plataformas de observação, passarelas e um centro de educação ambiental compõem esta instalação de 20 hectares.

Manatee Park, Fort Myers

No sudeste da Flórida, o Manatee Park, no condado de Lee, é um refúgio de águas quentes durante os meses de inverno. O parque oferece diversos programas para o público, incluindo tours em grupo, roteiros personalizados e até atividades de pesca.

O parque é uma ótima opção para passeio de um dia, onde se pode alugar caiaques e entrar na água para ver os peixes-boi mais de perto. Também possui playground para as crianças e áreas para piqueniques, o que o torna uma escolha particularmente interessante para viagens em família.

Merritt Island National Wildlife Refuge, Titusville

Esse Refúgio Nacional da Vida Selvagem, localizado ao norte do famoso Cabo Canaveral, é outro local protegido onde peixes-boi contam com regras a serem seguidas pelos visitantes e infraestrutura para garantir sua proteção.

O Canal Haulover conecta a Mosquito Lagoon e o Indian River, e do lado leste da ponte há uma área de observação de peixes-boi. Ali se encontram plataformas, placas informativas, uma rampa para barcos e um mirante.

Manatee Lagoon — An FPL Eco-Discovery Center®, Riviera Beach

A Manatee Lagoon é uma atração educacional gratuita do condado de Palm Beach, com uma área dedicada à observação de peixes-boi. O centro à beira-mar proporciona exposições interativas para os visitantes aprenderem tudo sobre esses dóceis animais, assim como as maravilhas naturais ao redor de Lake Worth Lagoon. Nos dias frios de inverno, o deck de observação é o local ideal para ver manadas de peixes-boi aproveitando os fluxos de águas quentes do vizinho Riviera Beach Clean Energy Center, que faz parte da Florida Power & Light Company.

Para mais informações relacionadas ao turismo na Flórida, acesse o site VISIT FLORIDA em português 

© 2022 Agenda do Viajante All Rights Reserved.