NASA e SpaceX lançam primeiros astronautas

NASA e SpaceX lançam primeiros astronautas

Um grande momento para a NASA, Elon Musk e para todo o time de engenheiros que dedicaram quase uma década a este programa

NASA e SpaceX lançam os primeiros astronautas da NASA, Bob Behnken e Doug Hurley para uma missão no espaço. O foguete Falcon 9 da SpaceX cruzou o céu às 15h22 horário da Florida na base Kennedy Space Center. No último contato dos astronautas com as equipes de terra, Hurley disse: “É absolutamente nossa honra fazer desse enorme esforço para recuperar os Estados Unidos no negócio de lançamentos. Falaremos com vocês em órbita. Obrigado”. Behnken e Hurley passarão 19 horas no espaço antes de chegar à Estação Espacial Internacional às 10h29 do domingo.

A missão Demo-2 dos astronautas será o primeiro voo da SpaceX  com classificação humana e seu segundo voo de teste completo para o Programa de Tripulação Comercial da NASA.
Depois de atracar com sucesso, Behnken e Hurley serão recebidos na estação e se tornarão membros da tripulação da Expedição 63. Eles realizarão testes no Crew Dragon, além de realizar pesquisas e outras tarefas com a equipe da estação espacial.
Embora o Dragão da Tripulação usado para este teste de voo possa permanecer em órbita por cerca de 110 dias. A duração específica da missão será determinada uma vez na estação, com base na disponibilidade do próximo lançamento da tripulação comercial. A sonda operacional Crew Dragon será capaz de permanecer em órbita por pelo menos 210 dias, como requisito da NASA.
Com a conclusão da missão, o Crew Dragon irá desencaixar autonomamente os dois astronautas a bordo, partirá da estação espacial e voltará a entrar na atmosfera da Terra.

Após um mergulho na costa atlântica da Flórida, a tripulação será apanhada no mar pela embarcação de recuperação Go Navigator da SpaceX e retornará a Cabo Canaveral.
A missão Demo-2 é um grande passo final antes do Programa de Tripulação Comercial da NASA certificar o Crew Dragon para missões operacionais e de longa duração na estação espacial. Essa certificação e operação regular do Crew Dragon permitirá à NASA continuar as importantes investigações e pesquisas tecnológicas que ocorrem a bordo da estação. Isto vai beneficiar as pessoas na Terra e lançar bases para futuras explorações da Lua e Marte, começando com o programa Artemis da agência, que pousará a primeira mulher e o próximo homem na superfície lunar em 2024.