Destino de Jujuy terá novo atrativo turístico

Destino de Jujuy terá novo atrativo turístico

O primeiro trem elétrico-solar do mundo movido a baterias de lítio


Destino de Jujuy terá novo atrativo turístico

Destino de Jujuy terá novo atrativo turístico, primeiro trem elétrico-solar do mundo movido a baterias de lítio. Durante a 50° ABAV, o secretário de turismo de Jujuy Diego Valdecantos destacou como novo atrativo turístico. A apresentação oficial foi neste último domingo, 1º de outubro, na FIT (Feira Internacional de Turismo de Buenos Aires) e que , a partir de janeiro de 2024, fará um percurso de 42 quilômetros entre os municípios de Volcán e Tilcara, atravessando a Quebrada de Humahuaca. Mais de 1 milhão de turistas brasileiros já entraram na Argentina de janeiro a setembro. O Brasil é o principal emissor de turistas aéreos para a Argentina. 20% dos turistas que visitam Jujuy anualmente são estrangeiros e 8% deles são brasileiros.
“Duas unidades foram adquiridas na China e cada trem tem capacidade para 72 passageiros e viaja em sentidos opostos. Terá cinco estações onde os passageiros poderão descer para visitar cada local e pegar novamente o trem para continuar a viagem até a próxima parada. É um projeto muito ambicioso e com grandes expectativas para o desenvolvimento econômico desta região, esperando aumentar o turismo brasileiro em Jujuy com este novo atrativo”, comentou Valdecantos.
Os trens possuem janelas panorâmicas para apreciar as maravilhosas paisagens ao longo do caminho. A duração de cada viagem dependerá do tempo que cada turista permanece em cada parada para visitar locais históricos, paisagens ou saborear a culinária típica. Em cada uma das estações finais, o sistema ferroviário dispõe de parques solares para produção e fornecimento de baterias de lítio.
Entre as inúmeras atrações que possui este cativante destino do norte da Argentina, destaca-se o Parque Nacional Calilegua com seu circuito Las Yungas. É a maior área protegida de yungas do país, com uma enorme diversidade de espécies de flora e fauna, o que a torna ideal para os amantes do trekking, mountain bike, dos passeios a cavalo e da observação de aves.
As Termas do Jordán são acessadas por um caminho de dificuldade média e alta e são uma série de piscinas naturais de cor turquesa e de beleza surpreendente em meio a uma vegetação exuberante. Nestas fontes termais é possível nadar a uma temperatura média de 30ºC. Jujuy é um um dos destinos argentinos mais procurados pelos turistas brasileiros por seus atrativos de encanto e beleza.
Para conhecer mais sobre Jujuy visite o site www.turismo.jujuy.gob.ar ou Instagram: https://www.instagram.com/visitjujuy