A verdadeira história por trás do castelo de Neuschwanstein na Alemanha
Castelo Neuschwanstein
By Sandra Fiore
Com uma silhueta encantadora, de torres onduladas e telhados cônicos que se completam com as fachadas de calcário deslumbrantemente brancas.
No alto de uma colina rochosa, a visão do Castelo Neuschwanstein é de um livro de histórias, um castelo por excelência nas nuvens.
Considerado como o palácio original dos contos de fadas, Neuschwanstein tem impressionado milhões de viajantes ao longo dos séculos.
Sua localização e arquitetura do Renascimento Românico o envolve e inclui contrafortes alpinos e florestas magníficas.
É impossível evitar a comparação com o Magic Kingdom da Walt Disney e o icônico Castelo da Disney que todos conhecemos tão bem. Dizem que o Castelo de Neuschwanstein serviu de inspiração para os castelos da Cinderela e da Bela Adormecida.
Sua história
Encomendado em 1868 pelo rei Ludwig II da Baviera, como um monumento ao compositor alemão Richard Wagner .
Como em qualquer conto de fadas, a história por trás da criação deste castelo é cheia de mistério e intriga.
Durante sua vida, Ludwig II foi acusado de ser um louco obcecado pela beleza.
Gastando dinheiro que não dispunha em projetos de construção excêntricos e ambiciosos, Neuschwanstein era apenas uma das muitas comissões ordenadas para enriquecer a paisagem cultural da nação.
Uma vez repreendido como um projeto de vaidade orquestrado por um homem cujo reino estava escapando dele, o palácio agora é firmemente considerado um tesouro nacional. Ludwig II usou sua fortuna pessoal e ouro emprestado para construir o castelo, em vez de receber fundos públicos da Baviera.
Tendo passado apenas 11 noites no castelo e morrendo tristemente antes de sua conclusão, a visão criativa de Ludwig II continua viva na construção. O castelo foi aberto ao público logo após sua morte em 1886 e, desde então, atraiu mais de 61 milhões de visitantes.
Inspiração
Uma amiga íntima do rei, a imperatriz ‘Sissi’ Elisabeth, descreveu seu querido Ludwig como ‘vivendo em um mundo de sonhos’. Não é de surpreender que tenha atraído outro sonhador romântico, um século depois.
Pouco antes de começar a construção de sua Disneyland no início dos anos 50, Walt Disney visitou Neuschwanstein com sua esposa durante uma grande turnê pela Europa. Alguns anos depois, o castelo da Cinderela foi revelado em toda a sua glória.
A paixão de Ludwig pela fantasia e contar histórias não apenas deixou um legado tangível, como também influenciou a cultura popular, atraindo muitos para a Baviera em busca do castelo “real” da Disney.
Visitação
O castelo é perfeitamente pitoresco em qualquer época do ano, se você for durante o inverno verá as torres cobertas de neve, se escolher a primavera vai poder ver o reflorescimento ganhando vida.
Planeje sua visita na baixa temporada (novembro a abril, exceto no Natal), quando o castelo estiver mais calmo. Embora uma visita feita no auge do inverno seja fria, você será recompensado com vistas impressionantes de um Neuschwanstein gelado, mas lembre-se de que o transporte se torna complicado nessa época do ano, e se locomover pode ser um trabalho árduo .
Restauração
O Castelo passa por uma restauração e será inaugurado novamente a partir de 2 de junho de 2020 e só será possível como parte de uma visita guiada. A previsão é que a obra dure até 2023 no entanto, todos os cômodos são acessíveis para visitantes.
Venda de ingressos
Os bilhetes com preço regular estão disponíveis apenas como bilhetes online. Os visitantes que têm direito a comprar ingressos com preço reduzido ou que tenham entrada gratuita devem comprar seus ingressos no balcão da Bilheteria.
Notícias sobre a restauração
Preservar todas as características do Castelo de Neuschwanstein intactas é uma tarefa contínua. Portanto, estão em andamento os trabalhos de restauração. A previsão é que a obra dure até 2023.