Buda gigante de Leshan
A maior e mais alta estátua de Buda em pedra do mundo reabre para turistas
Buda gigante de Leshan fica perto da cidade natal dos Pandas Gigantes – Chengdu, em Sichuan, na China, um dos destinos mais populares para turistas e budistas.
Esculpida no século 803 d.C. na encosta da colina, é a escultura de Buda mais alta do mundo com 71 metros, 8 metros mais alto que os Budas Bamyan no Afeganistão.
Foi listado como Patrimônio Mundial da UNESCO, juntamente com o Monte Emei, em 1996.
Melhor época para visitar Leshan Giant Buddha
A cidade de Leshan tem chuvas abundantes, com quatro estações bem definidas. O clima em Leshan é ameno, com temperatura média anual entre 16,5 ℃ e 18 ℃.
É apropriado para viagens durante todo o ano. Os melhores meses são de março a junho e de setembro a novembro, quando é mais confortável e menos lotado.
O horário de funcionamento é das 7h30 às 18h30 de abril a outubro e 8h e 17h30 de novembro a março.
Tente chegar de manhã para obter as melhores vistas e evitar as multidões.
No verão prefira usar roupas e sapatos leves, de secagem rápida e confortáveis. Não esqueça de levar um chapéu, protetor solar e capa de chuva. No inverno uma jaqueta de camada dupla, calça e blusa de manga longa, blusas, meias de lã, botas, luvas de inverno, cachecol de inverno.
Como foi construído o Buda Gigante de Leshan
A construção do Grande Buda começou na Dinastia Tang, onde as inundações eram frequentes na área de Leshan, onde os rios Min, Qingyi e Dudu se uniam.
O monge chinês Haitong decidiu levar as pessoas a construir uma estátua de Buda para acalmar as águas turbulentas que atormentavam os navios que viajavam pelos rios.
Foi um superprojeto naquela época antiga e que exigia um grande montante de dinheiro. Visitou muitos lugares para arrecadar fundos e, após anos de contribuição em todo o reino, ele finalmente levantou fundos suficientes para iniciar a construção. O projeto estava quase concluído quando Haitong faleceu, porém dois de seus discípulos continuaram o trabalho.
Após um total de 90 anos de trabalho duro, o projeto foi finalmente concluído.
O Buda Gigante de Leshan possui um sistema de drenagem especial para que possa ser bem preservado.
Várias passagens de drenagem estão escondidas nos cabelos, no colarinho, no peito e nos buracos na parte de trás das orelhas e no peito, impedindo a estátua de erosão e intemperismo.
O Buda foi cuidadosamente mantido regularmente ao longo de seus 1.200 anos de história.