OBRA DE PICASSO É TEMA DE SEMANA NO MASP

 

Picasso no MASP, busto de homem (o atleta), 1909, de Pablo Picasso, é a escolha do mês de abril para o desafio masp desenhos em casa.

Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da obra e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 11.4. Na segunda, 12.4, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.

Por meio da produção artística dos povos da África e da Oceania, Pablo Picasso (1881-1973) desenvolveu uma original síntese formal entre objeto e ambiente, que culminaria na criação do cubismo, com a obra Les Demoiselles d’Avignon (1907). Em Busto de homem (o atleta), 1909, deste mesmo período, Picasso fez um retrato com quebras bruscas e geométricas no corpo e no rosto. A força dos volumes transmite sensações táteis intensas. Figura e fundo têm os mesmos tons de cinza e ocre. As experiências estilísticas presentes nesta obra anunciam alguns dos principais pontos de sua produção: a busca pela sensação de movimento na imagem estática, o abandono da fidelidade ao modelo real e a insistência na figuração, na contramão das tendências abstracionistas.

O trabalho também será tema do Diálogos no acervo na quarta, 7.4, às 16h. O projeto apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. A live será com Laura Cosendey, assistente curatorial, mediação e programas públicos no MASP.

Todas as lives serão disponibilizadas no IGTV e no canal do museu no YouTube posteriormente.

Patrocínio: EMS – Pablo Picasso

Busto de homem (o atleta), 1909

Acervo MASP

Informações: www.masp.com.br