Parque Horto Florestal completa 127 anos

Urbia oferece programação gratuita para aniversário nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro com tour guiado pelo parque, aulas de aero fight, yoga, zumba, canto, dança e uma caminhada histórica

Horto FlorestalHorto Florestal completa 127 anos, o Parque Estadual Alberto Löfgren, conhecido como Horto Florestal, é uma Unidade de Conservação e possui 73,9 ha de áreas abertas à visitação pública. Abriga uma rica biodiversidade de fauna e flora em meio a remanescentes de mata atlântica preservados. Para comemorar, a Urbia que é a administradora do espaço realizará uma série de atividades gratuitas aos visitantes. O Urbiatour consiste em uma visita guiada por educadores ambientais da Urbia. Durante a programação de aniversário do Parque, os guias organizaram temáticas diferentes para cada dia do passeio. Na sexta-feira (10), os educadores abordarão os aspectos ecossistêmicos da fauna e da flora, além de destacar as principais curiosidades do Horto Florestal. A atividade está programada para dois horários, às 10h30 e às 14h30.
No sábado (11), os educadores ambientais irão apresentar destaques do acervo botânico do Horto Florestal, como o Arboreto dos Pinheiros-do-Brejo, que remete a história da criação do Parque. Neste dia, o passeio também será realizado às 10h30 e às 14h30.
Já no domingo (12), durante o tour, os visitantes terão a oportunidade de passar por algumas colônias de diferentes espécies de abelhas nativas, além de conhecer curiosidades e características de cada espécie e a importância delas para a polinização da flora e para o meio ambiente. A visita será realizada às 14h30.
Vale ressaltar que em todas as datas do Urbiatour, o percurso será realizado a pé e terá duração de 1h30 de passeio.

Aula de aero fight

O professor Rogério Lessa realizará uma aula de aero fight na Tenda do Horto Florestal para os frequentadores do Parque. A atividade, que acontecerá no sábado (11), das 8h30 às 9h30, consiste em misturar movimentos de artes marciais junto com exercícios aeróbicos, como a dança. A modalidade é formada por sequências coreografadas dos movimentos, que melhora a resistência cardiovascular e neuromuscular, aprimora agilidade e a coordenação motora, além de aliviar o estresse e proporcionar um alto gasto calórico. Recomenda-se o uso de roupas leves e tênis para que a aula seja realizada de forma confortável.

Aula de yoga

A instrutora Sandra Ladwig conduzirá uma aula de yoga na Tenda do Horto Florestal para os visitantes. A atividade está programada para sábado (11), das 9h30 às 10h30, e prevê o ensino de técnicas para fortalecer o corpo e a mente de forma interligada, além de exercícios de respiração, postura e meditação. Para participar, é recomendado o uso de roupas leves e que permitam a mobilidade do corpo. Também é necessário levar tapete próprio para a prática da modalidade.

Aula de zumba

No sábado (11), das 10h30 às 12h30, a professora Ana Luiza realizará uma aula de zumba na Tenda do Horto Florestal. Misturando movimentos aeróbicos com ritmos e coreografias latinas, como a salsa, mambo, merengue e reggaeton, a zumba melhora o condicionamento físico de forma geral, com maior destaque para o treino cardiovascular e a região dos membros inferiores. Para a prática da modalidade, indica-se o uso de roupas confortáveis e tênis.

No domingo (12), também haverá aula da zumba, porém com o professor Luiz Cândido. O horário da atividade é das 10h às 12h, na Tenda do Parque.

Aula de canto

Para os amantes de música, a professora Lydia Godau realizará no sábado (11), das 14h às 15h, uma aula de canto, também na Tenda do Horto Florestal. Trazendo muitos benefícios aos seus praticantes, a aula de canto ajuda na capacidade de respiração, além do desenvolvimento social, cognitivo, entre outros. Durante a atividade, a instrutora apresentará as principais técnicas vocais aos participantes.

Aula de dança circular

Finalizando a agenda do sábado (11), a professora Vera Alvares realizará, das 15h às 16h30, uma aula de dança circular na Tenda do Parque. Durante a atividade, os participantes farão danças coletivas que tem como finalidade a integração do grupo e o fortalecimento de valores como empatia, compreensão e sentimento de pertencimento. Nesse tipo de dança, as pessoas são dispostas em círculos e realizam coreografias juntas.

Aula de dançaterapia

No domingo (12), das 9h às 10h, o Parque Horto Florestal contará com uma aula de dançaterapia realizada pelos instrutores Victor Santos e Andréa Spada. Conhecida por ser uma junção da dança com a psicologia, essa modalidade funciona como uma prática terapêutica, em que os participantes são convidados a se expressar por meio da dança, sem que haja uma coreografia específica. As pessoas se movimentam livremente com base em estímulos táteis e por meio do som.

Caminhada histórica sobre o Horto Florestal

Por fim, no domingo (12), das 9h às 12h, a Urbia realizará gratuitamente uma caminhada que trará um recorte histórico do Horto Florestal e sua importância para a conservação ambiental do Estado de São Paulo. O passeio será feito em parceria com o IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais), vinculado à SEMIL (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística). O ponto de encontro do grupo para início da caminhada será na Portaria 1 do Horto Florestal.

Transporte público

Quem optar pelo transporte público poderá pegar uma das linhas de ônibus que partem do Terminal Santana e Parada Inglesa, as alternativas são: 2020/10 Metrô Parada Inglesa — Horto Florestal (ponto final); 1018/10 Metrô Santana — Vila Rosa; e 1775/10 Metrô Santana — Vila Albertina.

Para conhecer a Urbia Gestão de Parques visite https://urbiaparques.com.br